3.1.09

E nem com as 12 badaladas a vida balançou!

Andei durante os últimos dias do ano a vangloriar-me de que não havia doença que me pegasse e terminei esse mesmo ano com um pingo no nariz e uma tosse incomodativa. Mergulhei-me num mês de afazeres sociais, profissionais e Natalícios e começo o novo ano ainda com uma lista de coisas intermináveis a tratar. Terminei o ano rodeada de bons amigos, com um copo de espumante, sem as 12 uvas passas, mas com 2 humildes desejos. Comecei este novo ano com esses mesmos amigos, com o tal copo mas já sem espumante, e com os mesmos 2 desejos. Terminei o ano apática e comecei o novo ano com os mesmos telefonemas e lágrimas lamechas e saudosistas que me caracterizam.

Terminei o velho ano nervosa e ansiosa e comecei o novo ano com a mesma ansiedade e nervoso miudinho. É que o mundo não pode parar só porque mudamos de ano. O meu mundo não pode parar. Continuo com os mesmos projectos, continuo com os mesmos sonhos. E não será uma passagem de ano que os porá em prática. Não será com um cálice de espumante nem com uma uva passa. Não será com um novo calendário colado na parede da cozinha. Será com força de vontade, com coragem, com garra.

Balanços? Dias há em que devemos parar e fazer um balanço da nossa vida. Mas não naquela data cravada a cor diferente no calendário. Para mim não foi tempo de balanço. Parei porque assim a sociedade esperava que o fizesse. E irritou-me esta desconcentração.

Recomeçar mais um novo ano. Nada mudou nos últimos minutos do anterior ou nos primeiros deste onde nos encontramos. Eu sou a mesma pessoa, vivendo a mesma vida. E lutando para que num qualquer dia de um qualquer mês deste novo ano uma página da minha vida se vire. E aí sim, será hora de balanço.

4 comentários:

Sofizita disse...

Espera-se serenamente :) pelo tal balanço...

oceanomaster disse...

En la puerta del sol
como el año que fue
otra vez el champagne y las uvas
y el alquitran, de alfombra estan
los petardos que borran sonidos de ayer
y acaloran el animo
apara aceptar que ya paso uno mas...

http://oceanomaster.blogspot.com/2009/01/mecano-un-ao-mas.html

oceanomaster disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
6to100tido disse...

Sofizita,
Serenamente? Só se fores tu ;)

oceano,
Já lá vou...